Comunicado de Imprensa

ENCERRADO PRIMEIRO CICLO DE FORMAÇÃO SOBRE PROTECÇÃO SOCIAL

30 setembro 2021

O TRANSFORM é um pacote de formacão inovador, desenvolvido maioritariamente por especialistas africanos, cujo principal objectivo é construir pensamento crítico e capacidades dos decisores políticos e profissionais a nível nacional e descentralizado na região africana para melhorar a concepção, eficácia e eficiência dos sistemas de protecção social. Os formadores fazem parte de uma comunidade regional do TRANSFORM, trazendo para os países da região, experiências  e conhecimento a nível nacional e regional. 

Foto: ©ILO Angola

Sob o lema “Construindo Pisos de Proteção Social em África”, decorreu de 28 a 30 de Setembro do corrente ano, o primeiro Programa de Formação TRANSFORM em Angola - Um Pacote de Aprendizagem e Transformação para a Construção e Gestão de Sistemas de Proteção Social em África, em o Hotel Palmeiras em Luanda, e contou com mais de 35 profissionais intersectoriais entre directores de áreas técnicas, chefes de departamentos de vários ministérios, assessores e consultores da Presidência da República.

TRANSFORM visa construir o pensamento crítico e as capacidades dos decisores políticos e políticos e é destinado a profissionais da área de protecção social a nível nacional e descentralizado na região africana para melhorar a os programas, gestão e administração dos sistemas de protecção social. 

Durante os 3 dias de treinamento, o programa TRANSFORM abordou oito (8) áreas, relacionados a temas como quadro legal, seleção e identificação, administração, coordenação, governação, sistemas de informação, financiamento e gestão financeira, monitoria e avaliação.

Esta actividade está enquadrada no âmbito da parceria técnica da Organização Internacional de Trabalho (OIT), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com a colaboração do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) através dos Programas “Apoio a Protecção Social (APROSOC)” e “Reforço das Sinergias entre a Protecção Social e a Gestão das Finanças Públicas”, ambos implementados com financiamento da União Europeia.

A formação servirá para dar continuidade aos trabalhos que tiveram início no “Encontro Multissectorial de Diálogo Sobre a Política Nacional da Acção Social” e no “Encontro Nacional de Divulgação da Política Nacional da Acção Social” organizados pelo MASFAMU com o objectivo de promover a política nacional da Acção Social aprovada pelo Executivo angolano.

Foto: ©ILO Angola

ENCERRADO PRIMEIRO CICLO DE FORMAÇÃO SOBRE PROTECÇÃO SOCIAL

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade

OIT
Organização Internacional do Trabalho
UNICEF
Fundo das Nações Unidas para a Infância

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa